sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Quiropraxia e a ATM




VOCÊ POSSUI DORES E ESTALOS AO MASTIGAR? ESCUTA ZUNIDOS OU TEM DORES DE OUVIDOS FREQUENTES?BRUXISMO? TEM DIF
ICULDADES EM ABRIR A BOCA?


A QUIROPRAXIA PODE AJUDAR VOCÊ!  


Oclusão, o que é?

Oclusão é o ato, o fechamento, o contato entre os dentes superiores e inferiores. A oclusão normal é quando ocorre um encaixe correto entre os dentes da arcada superior e os dentes da arcada inferior, como engrenagem em uma máquina. 

Problemas na Oclusão.
Má oclusão é qualquer desvio do encaixe correto entre os dentes, que pode se instalar no primeiro ano de vida, na fase em que nascem os dentes de leite. Do ponto de vista da saúde, os danos podem ser severos, predispondo o indivíduo a problemas na articulação têmporo-mandibular – conhecida por ATM (problemas de dor de cabeça, comprometimento da audição), desvios de postura e problemas na região onde se inserem os dentes. 

A ATM

A articulação têmporo-mandibular é composta por duas estruturas que fazem a ligação entre a mandíbula e o crânio. A ATM esquerda e a ATM direita, situadas em cada lado da cabeça, funcionando em uníssono e sincronizada, trabalhando com equilíbrio neuromuscular.
  É ela que permite que a boca se abra, se feche, enfim, que realize suas funções/movimentos, como falar e mastigar.
Entre o osso da mandíbula e o do crânio existe um disco articular (como na coluna) que limita os movimentos e diminui o atrito um no outro.
Quando ocorre uma falta de coordenação na ATM, o disco articular não cumpre o seu papel e surge uma disfunção da ATM. Uma sinal é a produção de estalidos de curta duração, como um “click”.
Num estágio mais avançado, aparece um outro ruído, mais acentuado, parecido com um “creck”. É o som de duas superfícies ósseas em contato, significando que o disco está perfurado e não está conseguindo acompanhar o movimento. Daí o barulho começa a incomodar a mastigação, o bocejo a até a fala.
O desequilíbrio da oclusão leva ao desequilíbrio neuromuscular. Quando o problema persiste, ultrapassando os limites de adaptação defensiva, além da disfunção ao nível de ATM e muscular, poderão surgir dores de cabeça, do pescoço, do ouvido, na região supra-orbitária e na região cervical.
Problemas na articulação da mandíbula pode não ser apenas um problema de dentes.
A quiropraxia pode exercer um papel importante neste reequilíbrio, enfocando a causa/efeito. Como peças de dominó, primeiro isolando para depois harmonizar.

  Através dos ajustes e da liberação muscular realizados com a quiropraxia pode ser restaurado o movimento normal da sua articulação facilitando a abertura da boca, aliviando a pressão que o disco articular esta sofrendo, diminuindo inflamação, zunidos, dores de ouvido e dores de cabeça.



AGENDE UMA CONSULTA, TIRE SUAS DÚVIDAS E APROVEITE PARA DESCOBRIR TODOS OS BENEFÍCIOS QUE A QUIROPRAXIA PODE LHE TRAZER!

domingo, 23 de setembro de 2012

Você Sabia?


Você sabia que 60 a 80% da população mundial já sofreu ou sofre de dores nas COSTAS, principalmente na COLUNA LOMBAR?

QUAIS AS CAUSAS DAS DORES LOMBARES?

Essas dores podem ser em decorrência de uma postura errada (para trabalhar, dormir, assistir televisão...) por longos anos, por carregar peso, pelo uso excessivo de salto alto, pelo stress, entre outros inúmeros fatores.

Muitas vezes essa dor lombar é causada por uma hérnia de disco.

HÉRNIA DE DISCO:

O disco vertebral é uma estrutura fibrosa que se localiza entre as vértebras e serve como amortecedor dos impactos do dia-dia.
Quando rompem essas fibras o núcleo do disco se desloca para fora da vértebra, esse deslocamento dá origem a hérnia discal que pode acabar comprimindo a raiz nervosa, promovendo aumento da dor, perda de força, atrofia muscular, formigamento e dormência.


QUIROPRAXIA:

Quiropraxia é uma profissão que trata de problemas ósseos e musculares através do reposicionamento das articulações (ajustes vertebrais) que se encontram desalinhadas ou com restrição de movimentos. Normalmente esse reposicionamento é feito de forma manual, sem uso de medicamentos ou qualquer outra forma mais invasiva (sem cortes).


QUIROPRAXIA X HÉRNIA DE DISCO

Os ajustes realizados pelo quiropraxista promovem o realinhamento das articulações descomprimindo a raiz nervosa, diminuindo a inflamação, a dor e a tensão muscular, permitindo que a pessoa, na grande maioria dos casos, leve uma vida sem dores e evitando a necessidade de intervenção cirúrgica.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Saiba como funcionam as fitas adesivas usadas pelos atletas


As fitas Kinesio foram inventadas há mais de 30 anos pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase para tratar e prevenir lesões musculares e articulares sem limitar os movimentos do corpo.

Atletas de diversas modalidades foram vistos nas competições das Olimpíadas de Londres utilizando um acessório curioso e ainda pouco conhecido: Kinesio Tape, fitas coloridas coladas em várias partes do corpo, como ombros, pernas, joelhos e coluna. Mas o que parece apenas um adesivo de enfeite, na verdade possui diversas funções e vem conquistando adeptos, principalmente entre os esportistas de alto rendimento.

As fitas Kinesio, ou Kinesio Tape, foram inventadas há mais de 30 anos pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase para tratar e prevenir lesões musculares e articulares sem limitar os movimentos do corpo. O método não utiliza substâncias químicas e não consiste somente em aplicar as bandagens. É necessário um trabalho conjunto entre quiropraxista e atleta para que seja feito de forma adequada.
As bandagens terapêuticas são elásticas e adesivas e agem de acordo com a direção e tensão com que são aplicadas. Elas funcionam enviando estímulos ao cérebro e também possuem ondulações que elevam a pele, melhorando a circulação sanguínea.
Essas fitas são utilizadas principalmente para reduzir dores e sensação de desconforto. Elas promovem suporte durante a contração muscular, ajudam nas correções dos desvios articulares e no aumento da propriocepção - capacidade de receber estímulos provenientes dos músculos, dos tendões e de outros tecidos internos.

Além das funções já citadas, essas bandagens também reduzem edemas e hematomas, melhoram a circulação linfática e proporcionam suporte muscular e articular aos ombros, costas, joelho, panturrilhas e outras articulações. "Apesar de serem mais conhecidas por atletas, as fitas Kinesio podem ser utilizadas em bebês, para diminuir os efeitos das cólicas e em pessoas que tiveram algum tipo de paralisia muscular, inclusive as causadas por derrame", explica Luiz Miyajima, quiropraxista responsável pela sede brasileira da clínica QuiroVida.
Indicações
Quadros álgico;
Lesões musculares;
Alterações posturais;
Edemas locais;
Falhas posicionais articulares.

Contra-indicações
Feridas abertas;
Edemas generalizados;
Carcinomas;
Alterações cutâneas;
Tromboses.

Material utilizado
Bandagem elástica não limitante
Composta por um polímero elástico 100% algodão
Hipoalérgica
Sensível ao calor
Livre de látex
É resistente a água de rápida evaporação e secagem






NÃO ESQUEÇA AMANHÃ DIA 18 DE SETEMBRO DIA DO 
QUIROPRAXISTA
1895- D.D. Palmer desenvolve o conceito da quiropraxia e começa a praticar em Davenport, Iowa.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Postura No Computador


 
 Presente na vida de boa parte dos brasileiros, o computador tornou-se uma ferramenta fundamental nos dias de hoje. Seja para uso profissional ou para diversão, pessoas de todas as idades passam cada vez mais tempo sentadas na frente desta máquina e, às vezes, nem se lembram dos cuidados que devemos ter com a nossa postura.

– É aí que pode começar uma série de problemas, como dores nas costas e torcicolo. O corpo humano não foi feito para ficar sedentário por muitas horas seguidas –, diz o quiropraxista Jason Gilbert, autor do livro O Segredo da Coluna Saudável – Siga os passos para uma vida sem dor (Editora Gaia).

A regra número um para quem passa horas e horas sentado é, de acordo com o especialista, movimentar-se a cada 40 minutos.
– Dois minutos de caminhada no corredor da empresa ou no jardim de casa já bastam para manter a coluna no lugar. Alongamentos também ajudam –, recomenda Jason.


Quanto à posição dos equipamentos, o quiropraxista diz que o mouse deve ficar na mesma altura do teclado e a cabeça deve ser mantida ereta, com a altura dos olhos um pouco acima do ponto médio do monitor. É fundamental adequar a altura da mesa e a posição do computador de acordo com a sua altura, para não ter que esticar demais os braços e o pescoço. A cadeira deve ser de boa qualidade, com a parte traseira rígida e imóvel, ou seja, que não se move para trás e para frente conforme o movimento da pessoa.

Deve também ter altura adequada para permitir que os pés fiquem no chão e não suspensos no ar, ter 90 graus entre a panturrilha e a coxa da perna e ter apoio para os braços (os ombros devem ficar numa posição relaxada e não elevados).
Para compensar o sedentarismo, Jason Gilbert frisa a importância de praticar exercícios pelo menos três vezes por semana:
– Não podemos nos acomodar. Nossa saúde e qualidade de vida têm que ser sempre prioridade.
O quiropraxista indica duas atividades bem simples:
* Caminhar a cada 40 minutos já é um exercício excelente para compensar o tempo que passamos sedentários;
* Exercícios envolvendo alongamentos (Ioga, Tai Chi Chuan, Pilates etc) são igualmente benéficos para compensar pelo tempo que passamos flexionados, com os músculos encurtados.

domingo, 9 de setembro de 2012

Escoliose


O que é isso? 


 Escoliose é uma curvatura na coluna vertebral, para qualquer dos lados, que é notada freqüentemente na adolescência. Quando vista por trás, a coluna vertebral normal deve ser reta. Há dois tipos principais de escoliose: 


• PRIMÁRIA (idiopática) - a causa não é conhecida e é mais encontrada em meninas pré-adolescentes e adolescentes.
• SECUNDÁRIA (compensatória) - é o resultado de uma causa prontamente identificável como má-postura crônica, subluxação vertebral, desvios de quadril, trauma na coluna ou doença.

Em ambos os casos a curvatura se desenvolve lentamente, principalmente dos 10 aos 16 anos. Em casos mais graves, pode desfigurar completamente a curvatura vertebral, provocando alterações na caixa torácica (costelas) e comprimir o coração e os pulmões. 
  Como se descobre uma escoliose?
 Descobri-la o mais cedo possível é essencial para que o tratamento seja efetivo. Como a coluna cresce até os 18-20 anos, se o problema não for corrigido ele piora a cada dia. Uma vez que a curvatura anormal já tenha se desenvolvido completamente, a correção, por qualquer meio, se torna mais difícil e complicações sérias são mais prováveis. 


Se seu filho ainda não teve sua coluna examinada por um quiropata, seria sábio fazê-lo antes que ele alcance os 12 anos de idade. Esse exame incluiria um exame físico detalhado, e se necessário, radiografias. Enquanto isso, observe seu filho e procure: 

• Fique de pé atrás da criança. Confira o nível das orelhas, ombros e quadris. Cada par deve estar aproximadamente no mesmo nível.

• Peça para a criança se curvar para a frente. A coluna deve se manter reta enquanto ela se dobra. Se ela se curvar para um dos lados ou se você perceber que há uma saliência de um dos lados, algo não está correto. 
• Preste atenção a qualquer sintoma que seu filho informe como dores nas costas, cansaço, dor nas pernas. Atenção, não ache que tudo é "dor de crescimento". Por outro lado, a escoliose pode não provocar sintoma algum, assim um exame quiropático completo pode ser necessário. 
  
O que pode ser feito?   
 
 Se uma escoliose está presente, a coluna vertebral de seu filho deverá ser reavaliada periodicamente. Consultas mensais serão requeridas nos primeiros 12 meses de tratamento. Seu quiropraxista poderá determinar uma outra periodicidade para o tratamento se ele achar conveniente. O tratamento poderá incluir ainda, além dos ajustes vertebrais, exercícios e conselhos sobre postura e outras atividades físicas. Os casos mais graves poderão ser encaminhados para outros especialistas.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Como você deve se sentir após o ajuste quiroprático?


O ajuste quiroprático é um procedimento muito útil para remover a pressão sobre seus nervos espinhais e restabelecer sua estrutura corporal. No momento em que a subluxação vertebral é corrigida completamente, centenas de funções e atividades deixam de ser afetadas, o fluxo de impulsos nervosos entre o cérebro e a medula espinhal é normalizado, seu organismo começa a se renovar e se reconstruir.   
       
Paz e Relaxamento
  
Depois de um ajuste você pode experimentar uma  sensação de profundo relaxamento. Isto pode durar o resto do dia ou uma semana e pode conduzir a sono profundo e revigorante. Outros podem sentir áreas mais quentes que fluem por várias partes do corpo e que desaparecem espontaneamente. Alguns se sentem energizados, fazendo suas tarefas com maior disposição. 
 
Alívio de Sintomas 
  
Outros experimentam alívio total de seus sintomas logo depois da primeira visita. Algumas pessoas não sentem diferença alguma depois de um ajuste e isso não significa necessariamente que não foram beneficiadas por ele, apenas que não está havendo reação externa.    

Reações ao Ajustamento 
  
Outras pessoas, normalmente a minoria, sentem algum desconforto, como dores musculares ou outras sensações incômodas, que são normalmente temporárias. Se isto acontecer, recomenda-se fazer alongamentos suaves, um bom e demorado banho num chuveiro quente ou banheira, massagens, dormir etc. e agendar nova avaliação o mais cedo possível. 
  
O que causa essas reações de ajustamentos? 
  
- Você pode estar experimentando uma desintoxicação ou limpeza de seu corpo depois do ajuste. Quando toxinas deixam o organismo, você pode sentir desconfortos como enxaqueca, coriza, febre, sonolência, letargia ou reações semelhantes. 
- Seus músculos estão realinhando a coluna vertebral depois do ajuste. Freqüentemente seus músculos não trabalharam corretamente durante anos e podem estar em um estado debilitado. Agora que estão de novo trabalhando é normal que fiquem doloridos; esta condição é temporária e desaparecerá logo depois que se fortaleçam.


- Algumas vezes os nervos foram comprimidos durante anos e estão agora voltando "à vida", ou seja, estão se curando, o que pode torná-los sensíveis. Problemas antigos que não se curaram completamente podem reaparecer para que a cura completa se inicie. Muitas recordações fascinantes e sentimentos associados com a lesão original também podem vir à tona.

QUANDO A ENERGIA ORIGINAL É RESTABELECIDA, OS COMPONENTES EMOCIONAIS 
REPRIMIDOS DA LESÃO SOMÁTICA FREQÜENTEMENTE APARECEM. 
ESTE FENÔMENO EM QUIROPRAXIA É CONHECIDO COMO "AGRAVAMENTO" E PODE SER PARTE NECESSÁRIA E DESEJÁVEL PARA SUA CURA. 
  
- O maior fluxo de informações que percorre o sistema nervoso pode lhe dar sensação de euforia. Isto também pode ocorrer quando você experimenta a liberação súbita de uma tensão que há muito tempo estava fixada em seu corpo.  

Porque é importante continuar o tratamento?

Com a continuidade do tratamento quiroprático sua coluna vertebral e o sistema nervoso continuam a se adequar à nova realidade e você pode começar a notar: 
  
  • Melhor equilíbrio, movimentos mais suaves, e como resultado, mais energia.   
  • Maior consciência de sua coluna vertebral, seus movimentos, áreas de restrição ou de tensão.   
  • Melhora da habilidade de respirar profundamente, melhor consciência de sua respiração.   
  • Diminuição do estresse corporal. 
  • Maior relaxamento emocional.   
  • Você pode espontaneamente mudar seus hábitos alimentares, sentir desejo de se exercitar, caminhar ou ficar mais sensível a seu trabalho e lazer. 

O BENEFÍCIO MAIS IMPORTANTE 
   
Porém, com todo o interesse com o que é percebido conscientemente, lembre-se de que os verdadeiros benefícios de seu ajuste quiroprático se encontram no nível inconsciente. Os verdadeiros benefícios da quiropraxia são experimentados quando a comunicação nervosa para o coração, pulmões, articulações, órgão sexuais, pele, olhos, ouvidos e cérebro é melhorada

sábado, 1 de setembro de 2012

Quiropraxia e Hérnia de Disco


Por mais de um século, a Quiropraxia trata com sucesso os sintomas associados à hérnia de disco e desgaste da coluna vertebral. Para resolver os sintomas é necessário entender um pouco mais sobre o funcionamento da coluna.

    A coluna é formada por 24 vértebras mais o sacro, o cóccix e os dois ílios, que são responsáveis pelo suporte, mobilidade e proteção do corpo. Entre cada dois ossos existe um disco cartilaginoso que funciona como amortecedor e também ajuda na mobilidade e proteção. O estresse de nossa vida, as quedas, grandes e pequenas, má postura, má alimentação, traumas do esporte, etc, geram estresse e desalinhamento das vértebras, que sobrecarregam os discos, fazendo com que um ou outro perca sua integridade e “saia do lugar”. Isso é uma protrusão discal. Quando o alinhamento da coluna não é restaurado, a pressão continua em cima dos discos e, com o tempo, movimentos errados podem resultar em uma hérnia de disco ou “protrusão maior”.

       Mesmo quando os discos estiverem com hérnia, não quer dizer que seja um caso perdido. Basta remover o que está pressionando o disco para que ele possa ficar mais folgado. O próprio corpo com o tempo vai “secando” o disco até o ponto em que ele não possa mais incomodar.
       Normalmente a hérnia de disco não causa nenhum sintoma. Existem pesquisas que mostram que entre 70 a 80% dos adultos têm hérnia de disco e não sabem o porquê. Nestes casos, o disco escapou do seu lugar, mas não chegou a agredir o nervo. Outras vezes, os discos são pressionados demais e começam a afetar os nervos que se localizam por perto, causando dores, principalmente “ciática”, ou seja, inflamação e dor no nervo ciático que passa da coluna lombar até o pé.
        Lembrando que essas hérnias são causadas por anos de estresse, é importante lembrar que a “cura” correta é mudar os hábitos que criaram esse problema, além de corrigir os sintomas. Tomar medicamentos que “mascaram” os sintomas, sem corrigir o problema, é como desligar o alarme da casa sem tirar o ladrão. Na maioria dos casos, a cirurgia é desnecessária. Assim como os medicamentos, a cirurgia corrige os sintomas sem lidar com a causa, que foi o desalinhamento da coluna vertebral.


       O tratamento quiropráxico, quando feito por um profissional qualificado, pode corrigir o alinhamento da coluna, aliviando a pressão sobre os discos e restaurando o equilíbrio do corpo. No momento em o nervo fica mais folgado, pára de passar o sinal de dor e a pessoa pode retomar suas atividades normais.

       A próxima fase é um processo interno do corpo, que acontece sem que o “dono” perceba, ou seja, o corpo começa a cicatrizar e, o mais importante, “secar” o disco para que ele não avance em áreas a que ele não pertence. De fato, o disco, em um caso avançado, não consegue cumprir mais sua função, mas o corpo toma outras medidas de compensação. As vértebras acima e abaixo do disco criam osteófitos ou os famosos “bicos de papagaios”. Estes não são nada mais do que uma calcificação dos ligamentos (no raio-x parece que as vértebras estão crescendo) com a intenção de firmar a articulação. A conseqüência principal deste processo é menor mobilidade nesta região do corpo, que normalmente não é uma restrição que se perceba no dia a dia. Portanto, lembre-se que cirurgia normalmente não é necessário, basta direcionar e apoiar o corpo nesta fase para que o paciente possa viver sua vida e manter atividades diárias normais durante a cicatrização da hérnia.
 
       Além disso, todos nós profissionais, que trabalhamos na área da saúde, devemos mostrar ao paciente um caminho mais saudável, para evitar assim, problemas no futuro.